New book in the collection: Biodiversidade e ocupação humana do Pantanal mato-grossense

A ação humana recente provocou transformações de monta no equilíbrio ecológico da região pantaneira. O assoreamento dos rios, provocado por desmatamentos nas cabeceiras, a partir dos anos 1970, afetou duramente a principal atividade econômica estabelecida, a pecuária. Ao mesmo tempo, surgiu a alternativa da pesca feita por turistas. Este livro procura medir o impacto dessas duas grandes tendências.  Para tanto, os autores comandaram uma pesquisa sociológica com uma amostra ampla dos moradores ribeirinhos da região da Serra do Amolar.

Os resultados dessa pesquisa demonstram claramente que a população local reagiu à mudança com uma troca radical de atividade econômica, deixando o universo da pecuária decaída para gravitar em torno da pesca. Deixou também a cadeia da subordinação ao grande produtor para uma atividade mercantil na qual detêm parcial autonomia. Ao mesmo tempo, algumas propriedades foram adquiridas com o intuito de conservação da natureza.

In the UvA CataloguePlus:

Biodiversidade e ocupação humana do Pantanal mato-grossense : conflitos e oportunidades / José Luiz de Andrade Franco, José Augusto Drummond, Chiara Gentile, Aldemir Inácio de Azevedo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Create a website or blog at WordPress.com

Up ↑

%d bloggers like this: